Museos de Ciencia y Tecnología
Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM)
Río Grande do Sul, Brasil
BR6314


Actualizar Ficha 
Última actualización: 1279909361
Instituciones: Aquí pueden ingresar o actualizar datos y subir imágenes oficiales

El público ha opinado 
0 Voto  0.0 
Opina y Vota! 
Como visitante también puedes comentar, calificar y hasta subir fotos de tu visita a Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul
 
¿Qué puedes ver allí?
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - MUHM é mantido pelo Sindicato Médico do RS e funciona no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre. Histórico Foi um longo, intenso e árduo movimento de classe que permitiu, no dia 20 de maio de 1931, a criação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), em Porto Alegre. Esta entidade de classe, que hoje congrega mais de 13 mil profissionais em todo o Estado, surgiu como uma reação a um conceito vigente nas primeiras décadas do século XX que se chamava "liberdade profissional", uma concessão da lei da época que permitia a prática da Medicina por pessoas que não tinham estudo acadêmico e nem mesmo uma formação técnica adequada. O combate à "liberdade profissional", pressionou os poderes públicos e os médicos conseguiram, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, a aprovação da lei da regulamentação do exercício da Medicina (Decreto 20.931 de 11 de janeiro de 1932). A edição desta lei foi a primeira grande vitória sobre o exercício ilegal da Medicina. Nestas mais de sete décadas de trabalho e dedicação à causa médica, o SIMERS empreendeu inúmeras outras lutas e passou a receber da sociedade gaúcha e brasileira respeito e admiração. Hoje, mais que um Sindicato, o SIMERS é modelo de instituição moderna, sincronizada com seu tempo, voltada não apenas para os interesses classistas, mas para as causas sociais da atualidade, propondo políticas públicas que permitam a valorização profissional e, ao mesmo tempo, a saúde da população gaúcha e brasileira. É nesse contexto que o SIMERS instituiu oficialmente, em 2006, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que a partir de 18 de outubro de 2007 passou a funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, na Av. Independência, 270. SIMERS instituyó oficialmente, en 2006, el Museo de Historia de la Medicina de Rio Grande do Sul que, a partir del 18 de octubre de 2007, pasó a funcionar en el edificio histórico del Hospital Beneficência Portuguesa (Av. Independência, 270), en Porto Alegre. El MUHM viene a llenar el espacio que faltaba en el estado para la preservación y divulgación del patrimonio histórico-cultural médico, tanto en lo que dice respeto a la profesión como a sus profesionales. En la moderna concepción de museo, tan imprescindible como conservar debe ser informar, fomentar y promover el conocimiento. Ésta es la misión de MUHM.
Visitalo en la Web
Facilidades y Servicios
 Facilidades de AccesoGuardarropaBañosBiblioteca/VideotecaTiendaSalón MultiusoEspacio para actividades al aire libre
 Exhibiciones permanentes y temporalesVisitas GuiadasMateriales didácticosTalleres/CursosEventos culturalesPublicacionesProductosServicios en otros idiomasInformación turístico-culturalColecciones digitalizadasFeeds (RSS, Podcasts, etc)
Sabías que esta Institución...
Depende de: Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS)
Tiene un Estatuto: Privado
Abrió sus puertas en: 2007
Fue creado en: 2007
Edificio con Valor Histórico: Sí
¿Quieres ir?
DirecciónAv. Independência, 270 - Centro. Porto Alegre,RS
Postal90035-070
CiudadPorto Alegre
Estado/ProvinciaRío Grande do Sul
PaísBrasil
Emailmuseu@muhm.org.br
Tel+55 3029-2900
HorarioDe terça a sexta-feira: das 11h às 19h Sábados, domingos e feriados: das 14h às 19h Durante o Horário de Verão o MUHM abre e fecha uma hora mais tarde. De martes a viernes: de las 11h a las 19h Sábados, domingos y feriados: de las 14h a las 19h En el verano, abre y cierra una hora más tarde.
PrecioGratuito
Recuerda: es importante que te comuniques con Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul antes de programar tu visita. Cambios en horarios, precios o servicios podrian haber ocurrido sin previo aviso.